Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

A questão do papa herege - 1




Um Papa herético, a perda do Ofício Papal... Os comentários de São Roberto Belarmino são apenas opiniões? Padre Gleize analisa esta questão em uma série de seis artigos.

O Reverendo Padre Jean-Michel Gleize é professor no Seminário São Pio X, da FSSPX, em Econe, Suíça, há 20 anos; Atualmente leciona eclesiologia. É autor de numerosos artigos no Courrier de Rome e é assessor da comissão responsável pelas discussões doutrinárias com a Santa Sé.

Parte 1: Introdução ao problema
No outono de 2014, e novamente em outubro de 2015, o Papa Francisco convocou dois Sínodos em Roma para consultar bispos de todo o mundo sobre questões relacionadas com a “família humana”. O resultado disso: em 19 de março de 2016, foi publicada a Exortação Apostólica pós-sinodal Amoris laetitia sobre “O amor na família”, cujo oitavo capítulo abre a porta para uma negação prática da disciplina tradicional da Igreja em relação ao sacramento do matrimônio e , portanto, também questiona os pressupostos dogmáticos subjacentes à questão.

No dia 15 de setembro de 2016, os quatro cardeais Burke, Brandmüller, Caffarra e Meisner enviaram ao Sumo Pontífice uma carta privada na qual lhe pediam respeitosamente que esclarecesse cinco pontos conflitantes da recente Exortação Apostólica, seguindo o procedimento tradicional de dubia (dúvidas ) . , isto é, fazer cinco perguntas que exigem uma resposta afirmativa ou negativa clara. A intenção explícita desta ação era verificar se o texto da Exortação nos pontos indicados poderia ser considerado de acordo com o ensinamento moral da Igreja hoje.

Como o Papa Francisco não deu qualquer resposta, os cinco dubia foram tornados públicos no dia 16 de novembro. Até à data, a Santa Sé não deu a resposta esperada.

Observando este silêncio, durante uma entrevista publicada no LifeSiteNews em 19 de dezembro, o Cardeal Burke afirmou que deve haver uma resposta às dubia:

...porque têm a ver com os próprios fundamentos da vida moral e com o ensinamento constante da Igreja sobre o bem, o mal e diversas realidades sagradas como o casamento e a Sagrada Comunhão, entre outras”.

Por sua vez, quando questionado por Andrea Tornielli no jornal italiano La Stampa, o Cardeal Brandmüller declarou em 27 de dezembro:

Nós, cardeais, aguardamos as respostas às dubia, pois a falta delas pode ser vista por amplos setores da Igreja como uma recusa em aderir claramente à doutrina definida”. 

Muitas reflexões vêm à luz a partir da iniciativa do cardeal. Até onde irá esta correção fraterna? Acima de tudo, quais seriam as consequências se Francisco se recusasse a levar isso em conta?

Para John Lamont 1 , a resposta do Papa ainda está pendente, mas pode-se afirmar a partir de agora que Francisco está ensinando heresia. Esta é a razão pela qual, caso a correcção se revele ineficaz, a opinião teológica de São Roberto Belarmino, que contemplava o destronamento de um papa que tinha caído na heresia, poderia muito bem ser a solução. Ainda mais quando, numa entrevista concedida ao Catholic World Report em 19 de dezembro de 2016, o Cardeal Burke, embora tenha sido cuidadoso e não tenha dito que Francisco é um herege, apresenta esta hipótese de Belarmino como uma conclusão sólida e não descarta a possibilidade de o Colégio Cardinalício chegar a esta conclusão tendo em conta os factos.

A questão de um papa herege, relativamente pouco discutida nos manuais (teóricos) de teologia, atrai, no entanto, a atenção de alguns autores importantes 2 . Em qualquer caso, fornece material para um debate que até hoje nunca foi levado às suas conclusões finais.

O importante é regressar aos princípios que permanecem sempre os mesmos, apesar de todas as contingências, mesmo que a sua aplicação possa causar dificuldades momentâneas. 

Nos restantes artigos desta série, distinguiremos três questões principais:

É possível que um Papa caia na heresia?
Pode o Sumo Pontífice, Papa Francisco, ser considerado um herege, precisamente pelo que ensina no capítulo oito da Exortação Amoris Laetitia?
O papa que caiu na heresia perde o pontificado?

________________________________


1John Lamont, “Considerações sobre os Dubia dos Quatro Cardeais”, artigo publicado no site Rorate Coeli em 5 de dezembro de 2016.

2São principalmente, como veremos mais adiante, Cajetan, Juan de Santo Tomás, San Roberto Bellarmino, Suárez, Billot e, finalmente, Journet.


Amostra das fontes: 

 A questão do papa herege - 1
 https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-1-16097 

A questão do papa herege - 2
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-2-16175

A questão do papa herege - 3
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-3-16267

A questão do papa herege - 4
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-4-17192

A questão do papa herege - 5
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-5-17204

A questão do papa herege - 6a
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-6a-17214

A questão do papa herege - 6b
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-6b-17373

A questão do papa herege - 6c
https://fsspx.mx/es/news/la-cuestion-del-papa-hereje-6c-17933

Nenhum comentário:

Postar um comentário